domingo, fevereiro 26

Vet

Eu bem me parecia que aquela nova toca que me compraram não era bom sinal. Afinal é uma caixa de transporte e serve para que me possam levar a todo o lado sem ter que ir sentada dentro do automóvel à minha vontade. Assim, como tinha sido iludida nem protestei quando me colocaram dentro dela e lá fui para a vacina...Fui apalpada, pesada, auscultada e foi tudo tão rápido que nem tive tempo para reclamar...Olhem, depois comecei a ficar esquisita e muito murcha, tão murcha que até quase fiz as pazes com a Ana. Quase porque depois recuperei, arranhei os tapetes, comi a planta da sala e escondi-me a rosnar atrás do sófa. Fica sabendo, ó agulha da bata branca, para me derrotarem é preciso muito mais do que uma seringa cheia de microorganismos!

quarta-feira, fevereiro 22

Discriminação e tortura

Um destes dias enquanto folheava ou melhor mordiscava uma Flash da avó pensei cá para mim: estes gajos das revistas só aparecem com cães! Será que só é bem ter cão? E então os outros animais? Continuamos a ser discriminados claro! E eis que propósito deste pensamento me vem à memória uma cena que aconteceu aqui na colónia e que exemplifica bem isto. Um dia destes apareceram cá uns familiares da Ana. Vieram lanchar ou qualquer coisa do género. Quando chegaram escondi-me na minha casota pelo sim pelo não. Depois do barulho da praxe ter acalmado e já todos sentados oiço a voz da femea mais madura (podre?): Oh Ana o que é que tens ali? É uma coelha. Uma coelha? Num apartamento? (como se fosse a coisa mais estranha do mundo) Olhe tia Tágide, a tia Lídia (os nomes delas dão cabo de mim) deixou-a cá em casa contra a nossa vontade e como na altura não tive tempo para me desfazer dela foi ficando e agora estou tão habituada que já não era capaz. Estou a ver filha...(É aqui que entra o episódio dos Sopranos) Olha, a tia até não gosta muito de fazer isto (ar conspirador) mas se quiseres a tia mata-te a coelha e pronto tiras esse peso de cima! (ar de satisfação tipo o que uma pessoa faz pela sobrinha preferida). Sabe tia a Dulcineia não é do tipo de coelha que se come. Ai deste nome à coelha? (olhar avaliador da sanidade mental da Ana) Muito bem (pausa). É uma raça especial, é uma coelha anã. Oh, Ana, lá grande não é agora anã já é um exagero dava para um ensopado, tu é que sabes a tia matava-te a coelha mas se isto está neste pé... (ar tipo coitada da minha sobrinha) E assim se passou a tarde: eu na minha casota e a pseudo-ninfa do Tejo a olhar constantemente para mim pelo canto do olho com um olhar mortífero. Assim e para aqueles que pensam que ser abanada é mau imaginem o que é quando a Ana para me torturar começa a recitar o canto I de "Os Lusíades": E vós, Tágides minhas, pois criado Tendes em mim um novo engenho andante... É tenebroso.

quarta-feira, fevereiro 15

Física avançada

Instalou-se o caos na cozinha durante à hora do almoço! O Júnior estava sentado à mesa pronto para almoçar peixe com batatas e cenouras cozidas ( crua é que é bom mas pronto gostos não se discutem...) quando de repente começa a rir, abre as mãos e espalma-as dentro do prato, esmaga a comida toda e depois espalha tudo pelo chão, paredes, mesa, roupa: o delírio. A mim pareceu-me bem, nada como boa disposição e descontração e aproveitei logo para roer o tapete da cozinha...Agora imaginem a fúria da ditadora com excesso de peso que todos conhecemos! Bom, o Júnior acabou por ser também sacudido ( é muito democrática esta pseudo- educadora infantil e coelhil) e acabou preso na cadeira da papa no meio de muito choro e protesto. Só eu e ele sabemos como é desolador interromperem as nossas experiências mais interessantes...É fácil de vêr que o Júnior só estava a tentar compreender as leis da gravidade para os diferentes tipos de alimentos, assim como estudava a consistência, plasticidade e capacidade de aderência dos mesmos! E é este tipo de ignorância que temos que aguentar...BURRA (sem querer ofender todos os asnos que por aí andam, claro).

terça-feira, fevereiro 14

Mais uma dentada

Ontem dei mais uma dentada à Ana. Uma dentadinha de nada, uma mordiscadela mas ela ficou furiosa. De nada valeu tentar explicar que tinha sido tudo um equívoco.Ficou furiosa perseguio-me, apanhou-me, abanou-me e meteu-me na gaiola. Eu claro fiquei com uma crise de nervos, tremia por todos os lados (tremiamos porque aquela alface murcha não estava melhor..). Como é que eu podia adivinhar que aquilo que se aproximava era a mão dela? Todos sabemos que os coelhos vêem mal ao perto e optimista como sou pensei logo que aquilo perto do meu nariz era um bom pedaço de comida, olhem pensei que era naco de pão torrado e claro abocanhei-o logo. Agora expliquem isto a esta descompensada com a mania das perseguições e armada em domadora de coelhas. Livra!

domingo, fevereiro 12

Com um bebé na barriga...

A Lhena está grávida! Alegria, alegria...Estão todos muito felizes com esta notícia menos eu que me estou verdadeiramente nas tintas. Quem é que se pode interessar por mais uma criancinha aos gritos que muito provavelmente me irá perseguir montada num triciclo? Coloquem-se no meu lugar, bolas! Claro que foram logo contar ao Júnior e delícia das delícias detestou a notícia. Abana a cabeça e diz que não que a tia não tem um bebé na barriga, faz um ar horrorizado, incrédulo e vira a cara, abana a cabeça quando lhe falam no assunto. É claro que face a isto as teorias multiplicam-se...Será que o Júnior quer ficar para além de filho único também neto único? Será que já não gosta da tia? Será que é um sinal do ancestral mau feitio desta família? Nada disso...Ora vejam! Ele tem dois anos, certo? Ainda é um bebé, certo? Como é que acham que ele pensa que um bebé foi parar à barriga da tia? Só o pode ter comido!!!Daí o pânico e o desespero. Deixem de atormentar a criança! E depois dizem que ele dorme mal...São pesadelos antropofagos essa é que é essa. LOL