sexta-feira, setembro 22

Duas novidades

Uma boa e outra má!
Vou começar pela má: a Ana está grávida. É verdade. É como se tivessem atirado uma bomba para a minha gaiola, ainda estou com a palavra a trovejar nas minhas orelhas. Grávida! Para além de todos os inconvenientes futuros existem os contratempos actuais. Não querem lá ver que este mal-estar dela vai ser permanente. Vai continuar a ser a mulher doente e chata de sempre só que ainda pior. E eu que a via tão doente que até já sentia pena dela e afinal dá-me um desgosto destes! Lá vou ter que continuar a ser alimentada, tratada e entretida pelo Pernas nos próximos tempo que se está nas tintas para as minhas necessidades como todos sabem.
A boa notícia é que já não nos vamos converter ao judaísmo. É verdade. A Ana anda tão em baixo que cancelou a inscrição nas aulas de hebraico e cancelou também o curso de conversão. Acabaram as orações em estrangeiro, as velas à sexta e mais uma série de coisas a que nos estávamos a habituar. Agora já posso respirar de alívio. Não sei se sabem mas os Judeus têm regras para tudo e para todos os momentos do dia e do ano. Provavelmente também terão regras especiais para os animais domésticos e eu como todos sabem sou pela anarquia ou pelo absolutismo ( se eu for a absoluta, claro). O Pernas que andava cabisbaixo desde que o moré ( professor em hebraico, que eu mesmo quando me estou nas tintas aprendo qualquer coisa ) dissera que a conversão tinha que ser familiar, não podia ser só da Ana. Andava encolhido com o dito cujo entre a pernas, com medo do dia da circuncisão. Agora já parece outro porque sabe que pelo menos por agora o seu penduricalho está a salvo! E quanto mais bem disposto melhor para mim , não é? E agora cuscos, cuscas e respectivos animais de estimação...digam lá se a vossa vida quando comparada com a minha não é tão monóóóóóótona.

quarta-feira, setembro 20

Férias adiadas

Então não era que eu estava toda convencida que a partir de amanhã iria ter a casa só para mim quando percebo pela conversa deles que foi tudo adiado. Não é justo. Eu ansiava pela visita da minha tratadora Filó que por ser tão distraida me deixaria fazer tudo o que quero...Seria uma maneira fantástica de celebrar mais um aniversário desta vossa amiga. Foi tudo adiado! Ana está doente. Aliás eu acho que ela deveria passar a dizer que É DOENTE, sim porque esta já passou a barreira entre o estar e o ser. O PP também tem dores no corpo e pasme-se na cabeça (sim este também tem cabeça...). E para finalizar o Júnior conseguiu produzir uma rinite, uma otite e uma infecção respiratória em simultâneo! Só espero que nada disto seja contagioso, mas pelo sim pelo não ao pé deles é que ninguém me apanha!

terça-feira, setembro 19

Análises em jejum

O Júnior antes de ir para a escola abriu a porta da varanda ( quando quer sabe ser um grande amigo!) e eu assim que me apercebi que eles tinham saído fui até à cozinha na esperança de petiscar qualquer coisinha. Qual não é o meu espanto quando dou de caras, ou melhor dou com a minha cara no pé da Ana que está sentada à mesa da cozinha a tomar o pequeno-almoço! Antes que ela refilasse primeiro por me ver na cozinha gritei-lhe logo: OH MINHA GULOSA, ENTÃO NÃO IAS HOJE FAZER AS ANÁLISES? Fica descansada que vou hoje...Sim já sei que são em jejum, é o que ela diz enquanto morde despudoradamente o pão com doce, mas há anos que não faço análises em jejum e até agora tem corrido tudo bem! Isso da necessidade de jejum é um mito, até porque se eu tivesse um acidente na rua ia para o hospital e faziam as análises e eu até podia ter acabado de almoçar, não é? E depois lá no laboratório ninguém desconfia de nada...Quando me perguntam se estou em jejum digo que sim e faço um sorriso amarelo, ponho um ar esfomeado e a coisa passa. Tu é que sabes, Ana mas desde já te digo, lava bem os dentes porque esses pedaços de pão e doce que consigo ver daqui podem pôr em causa o teu sorriso amarelo famélico. E com isto fui à minha vida ou seja fui a correr para a minha varanda porque a Ana já se estava a levantar da mesa com ar pouco amistoso. Eu só queria ajudar, não é?

quinta-feira, setembro 14

Diário de Férias - Última Parte


Dia 14
(Sim, já sei que saltei uns dias, mas já nem eu aguento este diário...)

O drama do melão! O Pernas Peludas descobriu o meu segredo de férias: secretamente andava a comer um dos melões que estão debaixo do escadote na cozinha. E a culpa mais uma vez foi do Júnior que não me larga e foi para debaixo do escadote comigo. Aqui vai o diálogo que reflecte o drama : Sai daí Júnior, ficas todo sujo! Já viste isto Ana a TUA coelha anda a comer os melões do meu pai! Era só o que faltava! (a calma da Ana)Ah! Então era por isso que ela passava tanto tempo na cozinha...e eu a pensar que queria a minha companhia. Não faz mal, tiramos aquele pedaço e comemos o resto. Eu não vou comer o melão que a coelha comeu. (Peludas com ar amuado) Mas depois até comeu e chegou à conclusão que era o melhor de todos. (conclusão do super-homem) Pois alguma utilidade esta coelha terá: serve para escolher melão!

Dia 15
O avô da Ana tinha uma mula que conseguia abrir a porta da cavalariça com a chave e fugia quando lhe apetecia. Eu consigo fazer um prodígio semelhante: fecho-me dentro da caixa de transporte sozinha! Agarro no comedoro da porta com os dentes e já está, fecho-me! Fico isolada do excesso de energia e afecto do Júnior. Sim, porque isto de estar num t1 tantos dias com 3 humanos é de rosnar até que a voz me doa. Se calhar quem não quer vir para o ano sou eu!

Diário de Férias - Parte III


Dia 7
É só rir e brincar com o Júnior

Dia 8
O Peludas fez novo ultimato à Ana: para o ano ou venho eu ou vem a coelha! Estamos mesmo a ver quem ela vai escolher, não é? Pobre Pernas! Tudo por causa de uns cocós espalhados na varanda. Eu não quero ser delatora mas não fui eu que fiz xixi no sófa e não ouvi ninguém ameaçar o Júnior. Uns são filhos e outros são enteados é o que é!

Dia9
Sempre a correr, sempre a correr. O Júnior não me dá descanso!

quarta-feira, setembro 13

A verdadeira versão, não autorizada, dos primeiros dias de escola do Júnior

Têm chovido telefonemas da parentela que quer saber como correram os primeiros dias de escola do Júnior. A todos a Ana, eufemisticamente, diz que correu tudo lindamente, melhor do que esperavam e que o Júnior está super adaptado e já gosta muito do colégio que a propósito tem óptimas instalações e pessoal atento...Blá, Blá, Blá!
No primeiro dia que lá foi chorou tanto na hora da despedida que acabou por vomitar. Quarenta e cinco minutos depois quando a Ana o foi buscar ainda chorava e já tinha conseguido mobilizar mais três ou quatro coleguinhas que choravam também. Quando a educadora viu a Ana ficou visivelmente aliviada por se ver livre do elemento subversivo.
No segundo dia chorou mas já não vomitou, é só progressos! Uma hora e meia depois quando a nossa heroína o foi mais uma vez salvar estava sentado à porta da sala com a educadora que não podia perder de vista. Os outros meninos estavam todos sentados na sala. O Júnior mais uma vez era nitidamente o mais adaptado.
No terceiro dia chorou como sempre mas segundo o pessoal correu melhor ( desde que a educadora estivesse visível!). Foi no entanto o único que optou por fazer cocó nas calças...
Ontem, para melhor ilustrar esta minha exposição, tive uma pequena conversa com o Júnior(enquanto a Ana estava deitada porque lhe doía não sei o quê...) que ilustra bem o meu ponto de vista: O Júnior gosta da escola? Não! O Júnior gosta da educadora? Não! O Júnior sabe o nome dos outros meninos? Não! O Júnior gosta da comida da escola? Não! O Júnior quer a mamã, o Júnior quer a mamã, o Júnior quer a mamã!I rest my case.

terça-feira, setembro 12

A colónia de Genebra aumentou!

Isis! Aquiles! Aposto que ninguém ainda vos disse mas a Lhena já teve o bebé! Pois é! Parem de ladrar e de agitar as caudas de felicidade porque nas vossas vidas tudo vai mudar. Agora vai haver alguém que vai conseguir chorar mais alto do que vocês conseguem ladrar e que vai dominar todas as atenções da casa. Vão ter que parar de ladrar para não acordar o bebé e ficar mais tempo no jardim por causa das possíveis alergias da criancinha. Uma seca! E olhem que sei do que falo. Depois cresce e vai puxar-vos a cauda até ganirem, vai atirar-vos tudo à cara, vai comer a vossa a ração e sujar a taça da água, vai fingir que são cavalos...Está bem que vocês são cães e não têm esta raivazinha que me anima, mas bolas também não são ratos e em alguma estratégia têm que pensar! Até eu aqui tão longe já fui afectada. A Ana desde as 7 da manhã que anda a choramingar pela casa. Experimentem a comer ração com lágrimas ao pequeno almoço e logo me dizem. E depois nem eu sei nem ela sabe porque chora. Não sei se é de alegria pelo nascimento ou se de tristeza por estar tão longe ou ainda porque esta explosão de vida a confronta a sua própria falta de vitalidade, sempre doente, com dores aqui e ali...O que eu sei é que resolvi a questão à minha maneira. Dei-lhe duas dentadas na mão até fazer sangue e uma bem grande no tornozelo. Pronto, agora já tem uma boa razão para chorar!