segunda-feira, agosto 29

Uma questão de cor

Ó kapa! Cá estou eu novamente no relato das actividades diárias da minha colónia e amanhã vai ser um dia da treta! Amanhã é terça-feira e é dia de limpeza geral sendo que a Edna será aguardada com impaciência pela dona-de-casa que existe dentro da Ana e com desespero por mim. A Edna é a empregada cá de casa e é um ás com a vassoura e por isso uma vez por semana faço uma espécie de retiro espiritual na minha casota da varanda e, enquanto a fera não vai para casa ninguém dali me tira a não ser em caso de necessidade fisiológica urgente. Sim porque eu não sou como um cão, animal que considero meu rival uma vez que o Pernas Peludas está sempre a dizer que mais valia ter um cão, eu sei o que é uma casa de banho para coelhos!
Mas voltando à Edna que nasceu em Cabo Verde e é completamente castanha excepto no cabelo que é preto e por isso não percebo porque a Rá diz que ela é preta porque é óbvio que só uma parte dela é dessa cor...A Ana, que tem a mania do politicamente correcto, já proibiu a Rá de pronunciar a palavra Preto(a) lá em casa quanto se referir a algum humano africano ou de origem africana, como ela gosta de dizer. A Rá como faz parte do pessoal auxiliar deixou-se disso e agora diz que a Edna é uma pessoa de cor só que não diz qual é a cor porque para ela a cor é preta e para a Ana é castanha e para não discutirem isto ficou assim...Claro que a Rá já disse que não dizia por mal e etc ,mas a Ana fica fula (os fulas são pretos da Guiné não é?) O mais engraçado do meu ponto de vista é que a Rá é no fundo a escrava do Júnior porque é a ama dele mesmo que seja em tempo parcial e o miúdo faz o que quer dela. Se seguirmos a lógica, se é escrava é de certa forma preta o que faz dela uma preta branca. Assim cá em casa temos a Preta Preta que no fundo é castanha, a Preta Branca que no fundo é creme e a Preta e Branca que sou eu! Aposto que não estavam à espera que este relato terminasse assim! Nem eu, e assim já tenho assunto para meditar amanhã...Malditas limpezas!

Sem comentários: